segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Instalação do MySQL 5.5

Este manual descreve como instalar o MySQL 5.5 para Windows XP/Vista/7 (32 e 64 bits) com mecanismo transacional como padrão.
Favor seguir este procedimento de instalação para facilitar o acompanhamento das aulas de Banco de Dados na FTCE-USJT.


1) Acesse o endereço do site do banco de dados MySQL: http://www.mysql.com/. Clique na aba "Downloads (GA)".

    2) Na página "MySQL Downloads (Generally Available)", clique no link "MySQL Community Server" (A versão deste manual de instalação é 5.5.14).

    3) Na página "Download MySQL Community Server", escolha a plataforma (Sistema Operacional) que deseja fazer download no item "Select Platform".

    Os possíveis Sistemas Operacionais são:
    • Microsoft Windows - plataforma x86 (32 e 64 bits);
    • SuSE Linux Enterprise Server 10 e 11- plataforma x86 (32 e 64 bits);
    • Red Hat, CentOS, Oracle Enterprise Linux 4 e 5 - plataforma x86 (32 e 64 bits);
    • Outras versões de Linux (Linux Generic) que suportam pacote RPM ou arquivo TAR com kernel 2.6 - platarforma x86 (32 e 64 bits);
    • Sun Solaris 10 - plataformas SPARC e x86 (32 e 64 bits);
    • Mac OS X  10.5 e 10.6 - plataforma x86 (32 e 64 bits);
    • FreeBSD versões 7.0 e 8.0 - plataforma x86 (32 e 64 bits);
    • Código fonte para ser compilado.


    4) Neste exemplo, iremos instalar o MySQL para o Sistema Operacional Windows.
    • Caso o seu Windows for versão 32 bits, escolha a opção "Windows (x86, 32-bit), MSI Installer" e clique no botão "Download" que está do lado.
    • Casoo seu Windows for versão 64 bits, escolha a opção "Windows (x86, 64-bit), MSI Installer" e clique no botão "Download" que está do lado.
    Versões muito antigas do Windows XP, 2000 e 2003 não possuem suporte para instaladores MSI, por isso, é necessário atualizá-los pelo "Windows Update".


    5) Após clicar no botão "Download", irá aparecer a tela de "Select a Mirror to Start Downloading" ("Selecione um site espelho para iniciar o download").
    Nessa página, aparecerá um formulário pedindo para digitar o e-mail e a senha se for um usuário já cadastrado ou para pressionar o botão "Proceed" caso você seja um usuário novo.
    Em vez disso, clique no link "» No thanks, just take me to the downloads!"("Não, obrigado, só me leve para os downloads!") que aparece mais abaixo.



    6) Escolha um dos sites espelhos no Brasil e faça o download do executável.

    7) Após fazer o download do executável, dê dois cliques nele para começar a instalação. Deverá aparecer a tela "Welcome to the MySQL Server 5.5 SetupWizard" ("Bem-vindo ao assistente de configuração do MySQL Server 5.5") e depois pressione o botão "Next" ("Próximo").

     

    8) Na tela "End-User License Agreement" ("Contrato de Licença para Usuário Final"), leia o termo de licença GPL 2.0 e clique em "I accept the terms in the License Agreement" ("Eu aceito os termos do Contrato de Licença"). Após isso, pressione o botão "Next".


    9) Na tela "Choose Setup Type" ("Escolha o tipo de instalação"), escolha a opção "Typical" ("Típica") que instalará os principais programas do MySQL. Por padrão o aplicativo será instalado no drive "C:" do seu computador.
    Caso necessite instalar o MySQL em um drive diferente do "C:", escolha a opção "Custom" ("Personalizada").


    10) Após escolher a opção "Typical",  aparecerá a tela "Ready to install MySQL Server 5.5" ("Pronto para instalar MySQL Server 5.5"). Pressione o botão "Install" ("Instalar") para começar a instalação no disco rígido do seu computador.


    11) Caso deseje cancelar a instalação, clique no botão "Cancel" ("Cancelar"). Óbvio, não? ;)
    A instalação irá demorar alguns (ou vários) minutos  dependendo da velocidade do seu processador e disco rígido; e quantidade de memória RAM.


    12) Após a instalação do MySQL 5.5, irão aparecer duas telas de propaganda da versão paga "MySQL Enterprise". Pressione os botões "Next" ("Próximo") para finalizar a instalação.


    13) Caso não ocorra problema na instalação (falta de espaço, erro de gravação, conflito de software, bloqueio de antivírus), aparecerá a tela "Completed the MySQL Server 5.5 Setup Wizard" ("Assistente de configuração do MySQL Server 5.5 foi concluído").
    Deixe selecionada a opção "Launch the MySQL Instance Configuration Wizard" ("Iniciar o Assistente de Configuração de uma Instância do MySQL")  para configurar uma instância do banco de dados MySQL. Pressione o botão "Finish".


    14) Na tela "Welcome to the MySQL Server Instance Configuration Wizard 1.0.17.0" ("Bem-vindo ao Assistente de Configuração de Instância do MySQL Server"), pressione o botão "Next" ("Próximo").


    15) Na tela "Please select a configuration type" ("Por favor, selecione um tipo de configuração"), aparecerão duas opções:
    • Detailed Configuration  ("Configuração Detalhada") - nesta opção é possível escolher o melhor tipo de otimização para o servidor MySQL;
    • Standard Configuration ("Configuração Padrão") - esta opção instala a configuração padrão do servidor MySQL. Para a otimização, é necessário configurar manualmente depois.
    Selecione a opção "Please select a configuration type" e pressione o botão "Next".


    16) Na tela "Please select a server type. This will influence memory, disk e CPU usage" ("Por favor, selecione um tipo de servidor. Isto influenciará no uso de memória, disco e CPU"), aparecerão três opções:
    • Developer Machine ("Máquina de desenvolvimento") - configuração onde o computador possui várias aplicações rodando concorrentemente com o MySQL. Nesta opção o serviço do MySQL Server ocupará pouco espaço na memória.
    • Server Machine ("Máquina Servidora") -  esta configuração deve ser utilizada quando se deseja instalar o MySQL Server  na mesma máquina que está rodando o servidor de Web ou de Aplicação. O serviço do MySQL Server ocupará um espaço mediano na memória.
    • Dedicated MySQL Server Machine ("Máquina dedicada para MySQL Server") - configuração onde o computador é uma máquina  dedicada somente ao serviço do MySQL Server e irá ocupar toda memória disponível.
    Como o MySQL será instalado nos computadores para estudo, selecione a opção "Developer Machine" e pressione o botão "Next".

    17) Na tela "Please select the database usage" ("Por favor, selecione o tipo de uso do banco de dados"), aparecerão três opções:
    • Multifunctional Database ("Banco de Dados Multifuncional") - Esta configuração irá otimizar o banco de dados tanto para sistemas transacionais (InnoDB) e não-transacionais (MyISAM). O mecanismo de armazenamento padrão é o MyISAM.
    • Transactional Database Only ("Somente Banco de Dados Transacional") - Esta configuração irá otimizar o banco de dados para sistemas transacionais e o mecanismo de armazenamento padrão será o InnoDB. Mesmo assim, o banco permitirá criar sistemas não-transacionais (MyISAM).
    • Non-Transactional Database Only ("Somente Banco de Dados Não-Transacional") - Esta configuração irá somente ativar o modo não-transacional (MyISAM). É recomendado para sistemas Web que tenham somente leitura, ou para armazenamento de log e monitoramento ou sistemas onde os dados não precisam de garantia de salvamento.
    Durante as aulas iremos trabalhar com banco de dados transacional, por isso, selecione a opção "Transactional Database Only" e pressione o botão "Next".


    18) Na tela "InnoDB Tablespace Settings" (Configurar o local do armazenamento do InnoDB), selecione o drive (partição) e o diretório onde deseja armazenar os dados do banco de dados transacional (InnoDB). Por padrão, a partição de armazenamento é o "C:". Pressione no botão "Next" para continuar.
     

    19) Na tela "Please set the approximate number of concurrent connections to the server." ("Por favor, defina a quantidade aproximada de conexões concorrentes ao servidor"), aparecerão três opções:
    • Decision Support (DSS)/OLAP  ("Suporte a Decisões") - Escolha esta opção se o banco de dados não requer uma alta quantidade de conexões concorrentes. A quantidade padrão é de 20 conexões simultâneas.
    • Online Transaction Processing (OLTP) ("Processamento transacional online")- Escolha esta opção se houver a necessidade de alta quantidade de concorrência com até 500 conexões ativas. Recomendado para aplicações Web com alta carga de requisições.
    • Manual Setting  ("Configuração manual")- Escolha esta opção caso necessite escolher um valor diferente das opções acima.
    Neste exemplo de configuração, iremos escolher a opção Online Transaction Processing (OLTP). Caso o seu computador tenha pouca memória ou recurso de processamento, pode-se escolher a opção "Manual Settings" e colocar um valor menor que 500. Clique no botão "Next" para continuar.



    20) Na tela "Please set the networking options" ("Por favor, defina as opções de rede"), ative a opção "Enable TCP/IP Networking" ("Habilitar a conexão de rede TCP/IP"), e deixe no campo "Port Number:" ("Número da porta") com o valor 3306.
    A opção "Add firewall exception for this port" ("Adicione uma regra no firewall liberando esta porta") não deve ser ativada. Caso habilite essa opção, computadores externos poderão acessar o MySQL remotamente. Com estas configurações, somente os aplicativos que estiverem executando na mesma máquina (localhost) poderão acessar o MySQL. Pressione o botão "Next" para continuar.


     21) Na tela "Please select the default character set" ("Por favor, escolha o conjunto de caracteres a serem definidos como padrão"), aparecerão três opções:
    • Standard Character Set ("Conjunto de Caracteres Padronizados") - Define o "Latin1" como o conjunto de caracteres padrão do sistema. Este conjunto de caracteres é adequado para ser utilizado com inglês e outras línguas ocidentais.
    • Best Support For Multilingualism ("Melhor Suporte Para Multilinguismo") - Define o "UTF8" como o conjunto de caracteres padrão do sistema. Este conjunto de caracteres é recomendado para armazenar textos de várias línguas diferentes.
    • Manual Selected Default Character Set / Collation ("Selecionar manualmente o conjunto de caracteres (charset)/Collation") - Utilize esta opção para escolher o charset ou collation manualmente.
    O conjunto de caracteres "Latin1" é adequado para armazenar caracteres de línguas que possuem acento tal como o português e espanhol, porém, é sensível a acento (accent sensitive), ou seja, faz a distinção entre uma vogal que possui acento ou não. Para "Latin1", o caracter "á" é considerado diferente de "a". Caso haja necessidade de não fazer distinção de caracteres com ou sem acento (accent insensitive), com ou sem trema e com ou sem cedilha, recomenda-se utilizar o conjunto de caracteres "UTF8".

    Aviso: O MySQL, por padrão, não faz distinção entre letras maiúsculas e minúsculas (case insensitive) tanto em "Latin1" e "UTF8".

      Escolha a opção "Best Support For Multilingualism" e depois pressione o botão "Next".


      22) Na tela "Please set the Windows options" ("Por favor, configure as opções do Windows"), recomendamos configurar o MySQL como serviço do Windows ativando a opção "Install As Windows Service" ("Instale como Serviço do Windows"). No campo "Service Name" ("Nome do serviço"), mantenha o nome "MySQL" ou coloque um outro nome sugestivo, tal como "MySQL55". Ative também a opção "Launch the MySQL Server automatically" ("Iniciar o MySQL Server automaticamente") para que o serviço seja iniciado juntamente com o Windows.
      Recomenda-se também que selecionar a opção "Include Bin Directory in Windows PATH" ("Incluir diretório Bin no PATH do Windows"), pois, desta forma, é possível executar qualquer executável do MySQL diretamente no Prompt de Comando do Windows (command line). Pressione o botão "Next" para continuar.


      23) Na tela "Please set the security options" ("Por favor, configure as opções de segurança"), ative a opção "Modify Security Settings" ("Modifique as configurações de segurança") e digite a senha do usuário "root" (administrador do MySQL) nos campos "New root password" e "Confirm". Não ative a opção "Enable root access from remote machines" ("Habilitar o acesso do root a partir de máquinas remotas"). Também não ative a opção "Create an Anonymous Account" ("Criar uma conta para usuário anônimo"), pois deixará o sistema inseguro. Pressione o botão "Next" para continuar.



      24) Na tela "Ready to execute..." ("Pronto para executar"), pressione o botão "Execute" ("Executar") para iniciar a configuração e a instalação da instância do MySQL Server no computador. Dependendo da configuração do computador, esse procedimento poderá levar alguns minutos.


      25) Caso a configuração e a instalação da instância do MySQL termine com sucesso, irá aparecer a tela com a mensagem "Configuration file created. Windows service MySQL installed. Service started successfully. Security settings applied. Press [Finish] to close the Wizard." ("Arquivo de configuração criado. Serviço do MySQL instalado no Windows. Serviço iniciado com sucesso. Aplicado as configurações de segurança. Pressione [Finalizar] para fechar o Assistente"). Pressione o botão  "Finish" ("Finalizar") para sair.


      26) Durante a configuração e instalação da instância do MySQL poderão ocorrer alguns erros. Segue abaixo a tela do erro mais comum. A mensagem é "Error Nr.1045. Access denied for user 'root@localhost' (using password: NO)" ("Erro Nº 1045. Acesso negado para o usuário 'root@localhost' (usando senha: NÃO)"). Essa mensagem ocorre normalmente quando a máquina já possuía uma instância antiga do MySQL e esta não foi removida antes da instalação da nova versão. Para solucionar o problema, remova completamente o MySQL e reinstale-o.

      27) Para verificar se o MySQL Server está funcionando adequadamente, pressione o botão "Iniciar" do Windows e procure "MySQL">"MySQL Server 5.5" > "MySQL Command Line Client". Quando aparecer a tela do Prompt com o texto "Enter password:" ("Entre com a senha:"), digite a senha do usuário root (criada no passo 23). Caso a senha esteja correta, aparecerá o prompt "mysql>".


      18 comentários:

      1. Prezado Prof.Claudio Hirose,
        meus aplausos por sua contribuição em sua postagem. Foi de grande ajuda para mim, e acredito que será para tantos outros.
        Sds,
        José Luiz Monteiro
        jlmonteiro@ovi.com

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Prezado Sr. José Luiz,

          Agradeço muito o elogio.
          Abraços,

          Prof. Cláudio Hirose

          Excluir
      2. Cara muito boa o post, eu gostaria saber agora como eu faço para criar um usuário para poder importar a o bando de dados para este usuário.
        Mais um vez ótimo post, grato.

        ceos.jesse@gmail.com

        ResponderExcluir
      3. Otimo Post , Mais tenho outra pergunta Prof.O senhor tambem meche com NavCat ?

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Prezado Carlos Eduardo,

          Infelizmente não mexo com NavCat por ser um software pago.
          O Toad For MySQL (freeware) possui funcionalidades semelhantes, já utilizou?
          Grato pelo elogio! :)

          Atenciosamente,

          Prof. Cláudio Hirose

          Excluir
      4. Obrigado! Me ajudou muito! Parabéns pela explicação simples, clara e obejtiva.

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Prezado Dério,

          Agradeço muito o elogio.
          Abraços,

          Prof. Cláudio Hirose

          Excluir
      5. Caramba, finalmente instalei esse troço de forma correta. Obrigado pelo tuto.

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Prezado Gleidson,

          Fico muito feliz por ter conseguido instalar o MySQL. :)
          Um grande abraço,

          Prof. Cláudio Hirose

          Excluir
      6. Muito obrigada..
        Finalmente instalei....seu post foi o único que me ajudo de verdade...
        vlw mesmo...

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Prezada Virgínia,

          Fico feliz que tenha conseguido intalar o MySQL. :)
          Grato pelo elogio! :)

          Prof. Cláudio Hirose

          Excluir
      7. Caro colega muito boa sua contribuição para quem estar começando assim como eu, e gostaria de perguntar como faço depois do passo 27, me desculpe mas é que sou leigo no assunto, mas nem por isso quero ficar de fora.
        Agradeçoi pela atenção.
        Azevedojabs@gmail.com

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Prezado Azevedo,

          Este tutorial ensina como instalar o Servidor do MySQL no ambiente Windows. Para acessar o servidor, é necessário instalar um software cliente (GUI) tais como MySQL Workbench, MySQ-Front, phpMyAdmin, NavCat (software Pago), Toad for MySQL, entre outros.

          No tutorial "Instalação do MySQL Workbench 5.2" (http://aprendendo-bd.blogspot.com/2011/07/instalacao-do-mysql-workbench-52.html), ensino a instalação do MySQL Workbench que é o software de administração, de modelagem e de codificação padrão do Banco de Dados MySQL.

          Boa sorte nos estudos!

          Prof. Cláudio Hirose

          Excluir
      8. Parabéns pelo post meu amigo, após muito pesquisar bastante e instalar algumas vezes o Mysql na minha máquina, foi através dele que consegui instala-lo e usa-lo. Obrigado!

        ResponderExcluir
      9. boa tarde

        por favor me ajudem
        estou tentando instalatr mas quando chega no passo 23 o botao next fica desabilitado e nao consigo concluir a instalção

        ResponderExcluir
      10. Excelente post professor! Suas explicações são claras e concisas. Parabéns pelo ótimo trabalho e muito obrigado, o senhor me ajudou muito.

        ResponderExcluir
      11. OLa, quando instalei ele funcionou normalmente, mas quando reiniciei o windows ele deu esse erro pra conectar novamente. utilizo o windows 7 Ultimate 32bis tem algum problema, tipo e como se o mysql não segurasse as configuração de conexão, alguém sabe pq acontece isto?

        ResponderExcluir
      12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

        ResponderExcluir