segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Instalação do MySQL Workbench 5.2

Este manual descreve como instalar o MySQL Workbench 5.2 para Windows XP/Vista/7 (32 e 64 bits).
Favor seguir este procedimento de instalação para facilitar o acompanhamento das aulas de Banco de Dados na FTCE-USJT.

1) Acesse o endereço do site do banco de dados MySQL: http://www.mysql.com/. Clique na aba "Downloads (GA)".

2) Na página "MySQL Downloads (Generally Available)", clique no link "MySQL Workbench (GUI Tool)" (A versão deste manual de instalação é 5.2.35).



3) Na página "Download MySQL Workbench", escolha a plataforma (Sistema Operacional) que deseja fazer download no item "Select Platform".


4) Neste exemplo, iremos instalar o MySQL Workbench para o Sistema Operacional Windows.  Independente se o seu Windows for versão 32 bits ou 64 bits, escolha a opção "Windows (x86, 32-bit), MSI Installer" e clique no botão "Download" que está do lado.

Foram feitos vários testes de instalação do MySQL Workbench 32 bits em máquinas com Windows 64 bits e todos funcionaram sem nenhum problema.



5) Após clicar no botão "Download", irá aparecer a tela de "Select a Mirror to Start Downloading" ("Selecione um site espelho para iniciar o download").
Nessa página, aparecerá um formulário pedindo para digitar o e-mail e a senha se for um usuário já cadastrado ou para pressionar o botão "Proceed" caso você seja um usuário novo.
Em vez disso, clique no link "» No thanks, just take me to the downloads!"("Não, obrigado, só me leve para os downloads!") que aparece mais abaixo.

  
6) Escolha um dos sites espelhos no Brasil e faça o download do executável.


7) Após fazer o download do executável, dê dois cliques nele para começar a instalação.

Caso o seu Windows não tenha instalado as bibliotecas do "Visual C++ 2010 Redistributable Package" irá aparecer uma mensagem de erro dizendo para instalar a versão 32 bits do mesmo. Clique no botão "OK" e depois em "Finish".





8) Faça uma busca no Google, ou Bing ou Yahoo! para achar a versão mais atualizada do "Visual C++ 2010 Redistributable Package".


9) Localize a versão 32 bits (x86). O endereço atual do "Visual C++ 2010 Redistributable Package (x86)" é http://www.microsoft.com/download/en/details.aspx?id=5555.


10) Na página "Microsoft Visual C++ 2010 SP1 Redistributable Package (x86)", clique no botão "DOWNLOAD".


11)  Faça o download do executável.


12) Após fazer o download do executável, dê dois cliques nele para começar a instalação.
 Deverá aparecer a tela "Welcome to Microsoft Visual C++ 2010 Redistributable Setup" ("Bem-vindo ao configurador do Microsoft Visual C++ 2010 Redistributable"), selecione a opção "I have read and accept the license terms" ("Eu li e aceitei os termos do contrato"). A opção "Yes, send information  about my setup experiences to Microsoft Corporation."  ("Sim, enviar informações sobre minhas experiências de instalação o à Microsoft Corporation") é facultativa. Depois pressione o botão "Install" ("Instalar").
A instalação poderá demorar alguns minutos dependendo do equipamento.



13) Pressione o botão "Finish" ("Finalizar" ) para encerrar a instalação do "Microsoft Visual C++ 2010 Redistributable (x86)".

14) Dê dois cliques novamente no instalador do MySQL Workbench 5.2.
Caso o seu Windows não tenha já instalado as bibliotecas do ".Net Framework 4.0 Client Profile" irá aparecer uma mensagem de erro dizendo para instalá-las. Clique no botão "OK" e depois em "Finish".




15) Faça uma busca no Google, ou Bing ou Yahoo! para achar a versão mais atualizada do ".Net Framework 4.0 Client Profile".


16) O endereço atual do ".Net Framework 4.0 Client Profile" é http://www.microsoft.com/download/en/details.aspx?id=24872.

17) Na página "Microsoft .NET Framework 4 Client Profile (Standalone Installer)", escolha o idioma do seus Windows no campo "Change Language". Neste exemplo iremos escolher o idioma "Portuguese (Brazil)".

18) Na página "Microsoft .NET Framework 4 Client Profile (Instalador Autônomo)", clique no botão "Fazer download" para começar o download do instalador.



19) Após fazer o download do executável, dê dois cliques nele para começar a instalação.
Após descompactar o executável, deverá aparecer a tela "Instação do .NET Framework 4 Client Profile". Selecione a opção "Eu li e aceitei os termos do contrato" . A opção "Sim, enviar informações sobre minhas experiências de instalação à Microsoft Corporation" é facultativa. Depois, pressione o botão "Instalar".
A instalação poderá demorar alguns minutos dependendo do equipamento.







20) Pressione o botão "Concluir" para encerrar a instalação do ".NET Framework 4 Client Profile".

21) Dê dois cliques novamente no instalador do MySQL Workbench 5.2.
Deverá aparecer a tela "Welcome to the Setup Wizard for MySQL Workbench 5.2 CE" ("Bem-vindo ao assistente de configuração do MySQL Server Workbench 5.2") e depois pressione o botão "Next" ("Próximo").

22) Na tela "Destination Folder" ("Pasta destino"), clique no botão "Change..." ("Modificar") caso queira mudar a pasta destino para a instalação do MySQL Workbench. Recomenda-se deixar o diretório padrão e depois pressione o botão "Next" ("Próximo").


23) Na tela "Setup Type" ("Tipo de Instalação"), escolha a opção "Complete" ("Completa"). Pressione o botão "Next" ("Próximo").

24) Na tela "Ready to Install the Program" ("Pronto para instalar o Programa"), pressione o botão "Install" ("Instalar").


25) Pressione o botão "Finish" ("Finalizar") para encerrar a instalação do "MySQL Workbench 5.2 CE".


26) Para verificar se o MySQL Workbench está funcionando adequadamente, pressione o botão "Iniciar" do Windows e procure "MySQL">"MySQL Workbench 5.2 CE" .

27) A tela do MySQL Workbench 5.2 deverá aparecer.

6 comentários:

  1. ok aparece a tela indicada... entao, ''new instance'' e la vai... can´t connect to mysql server on 127.0.0.1 (10061) que saco de 10061 é esse que já tentei achar e nao consegui! o default é 3306..tb nao entendi. fato: nao tenho conexao. e ai????

    ResponderExcluir
  2. opss. desculpa a nao identificacao, foi sem querer ou sem saber! meu nome é norival e agora vou postar via e-mail... nao estou conseguindo fazer conexao com o mysql! nao entendo muito bem o processo, mas percebi que precisa ter conexao. entao cria uma nova instancia me pareceu que seria esta conexao. mas sempre vou para a mgs.: ''can´t connect to mysql server on 127.0.0.1 (10061). esse 10061 esta apporriando. nao vejo ele em nem um lugar. netstat -an nao me ajudou. Alguem pode me helpar?
    norivalfsouza@gmail.com tb no skype . aguardando ...

    ResponderExcluir
  3. É necessário instalar o Mysql Server primeiro e criar uma instancia de BD... depois é só configura o workbench com a mesma senha.

    Espero ter Ajudado

    ResponderExcluir
  4. Pessoal que está com dificuldades durante a instalação do Workbench.
    O problema geraçmente está na inicialização do serviõ MySql (já que durante a instalação pedimos para o MySql ser usado como tal.)

    Para resolver, deve-se ir em Serviços do windows, através de Iniciar/Executar/ e digitar Services.msc ou simplesmente no Windows 7 escrever Serviços.

    Ao abrir a página, procure pelo serviço MySql. Com o botão direito do mouse clique sobre MySql e em propriedades escolha a opção de inicialização manual e na aba logon escolha a opção conta do sistema local.

    O link ajudará a mostrar as telas:

    http://prntscr.com/rav7n

    Att. Adam

    ResponderExcluir
  5. Amigos eu Estou com problemas na instalação ele da um erro e diz que o aplicativo não pode ser inicializado (o aplicativa é o python)como resolver?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir